Operação cumpre mandados em Salvador e Barra do Jacuípe; suspeito é preso com mais de 130 documentos falsosA Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quarta-feira (18), uma operação contra um grupo criminoso especializado em fraudes eletrônicas contra instituições financeiras. A ação ocorreu em Salvador e na localidade de Barra do Jacuípe, resultando na prisão em flagrante de um suspeito de estelionato, que estava de posse de centenas de documentos falsificados.Imagem: divulgação/ PC De acordo com a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), o grupo utilizava carteiras de identidade falsas para abrir contas bancárias em nome de terceiros e acessar linhas de crédito pré-aprovadas, causando prejuízos expressivos aos bancos.
As investigações apontam que os suspeitos usavam a tecnologia de deepfake, baseada em inteligência artificial, para manipular imagens e vídeos, driblando sistemas de segurança e autenticação facial. “A ação evidencia o compromisso da Polícia Civil com o combate qualificado às novas formas de fraude, que se utilizam de tecnologia de ponta para lesar instituições e cidadãos”, afirmou o diretor do DEIC, delegado Thomas Galdino.
Os mandados foram cumpridos nos bairros de Matatu e Coutos, na capital. Durante a operação, a polícia apreendeu 136 cédulas de identidade falsas, 11 máquinas de cartão, 20 cartões de crédito em nome de terceiros, nove celulares, 110 chips de telefone, uma impressora e um notebook.
A Polícia Civil continua investigando possíveis conexões do grupo com outras práticas criminosas no ambiente digital, incluindo lavagem de dinheiro e clonagem de perfis.Por Ana Almeida /
0 Comentários