Ticker

6/recent/ticker-posts

Operação apreende milhões de fogos juninos ilegais no estado da Bahia

 

seis pessoas foram resgatadas em condições análogas a escravidão Durante uma megaoperação contra o comércio ilegal de fogos de artifício na Bahia, mais de 2 milhões de unidades foram apreendidas nesta quarta-feira (12). A ação, batizada de “Operação em Chamas”, também resgatou seis trabalhadores em situação análoga à escravidão em uma fábrica clandestina localizada no município de Alagoinhas.
Foto: Reprodução A ação ocorreu nas cidades de Feira de Santana, Alagoinhas e Serrinha e deve continuar durante o período junino em outras regiões do estado. Somente em Alagoinhas foram apreendidos cerca de 2 milhões de fogos. Em Feira de Santana, o número chegou a 13.500, enquanto em Serrinha os agentes localizaram 7 mil unidades.

Segundo o delegado Arthur Gallas, da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), os estabelecimentos vistoriados operavam sem autorização e comercializavam produtos ilegais, incluindo fogos artesanais, cuja venda é proibida. “Todos esses pontos não tinham autorização. Os fogos foram apreendidos, e os estabelecimentos com produtos regularizados foram interditados para que atualizem suas licenças junto aos órgãos competentes”, explicou.

Além das apreensões, três pessoas foram levadas à delegacia para prestar esclarecimentos. Os trabalhadores resgatados estavam em uma unidade clandestina e não contavam com registro formal ou condições mínimas de segurança e saúde. O caso foi encaminhado ao Ministério Público do Trabalho e às autoridades de assistência social.

A operação foi coordenada pela CFPC e contou com apoio de diversos órgãos, entre eles o Exército Brasileiro, a Sefaz, o Corpo de Bombeiros, o Procon-BA, o Departamento de Polícia Técnica, o Ibametro e o Conselho Regional de Química. Também participaram as unidades do Draco, Deic e Depin, por meio da 2ª Coorpin de Alagoinhas.Por  / 

Postar um comentário

0 Comentários