Ticker

6/recent/ticker-posts

Idosos de 70 anos já podem se vacinar contra a nova cepa da covid-19

 

Vacina é segura, eficaz contra a nova cepa e está disponível em 240 unidades de saúde da capitalA Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) iniciou nesta segunda-feira (2) a vacinação contra a variante JN.1 da covid-19 em idosos com 70 anos ou mais. De acordo com a pasta, o imunizante é seguro, eficaz contra a cepa em circulação e fundamental para reduzir internações e mortes pela doença.
Imagem: reprodução  Esse é o segundo grupo etário autorizado a receber a vacina. A imunização será ampliada gradualmente para outras faixas etárias, conforme o envio de doses pelo Ministério da Saúde.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o cenário epidemiológico na cidade é estável, reflexo da alta cobertura vacinal: 98% da população está imunizada. “Precisamos manter essa proteção. Também iniciamos a vacinação domiciliar para pessoas acamadas. Quem não puder sair de casa pode agendar a visita da equipe de saúde pelo site da prefeitura”, informou. A meta é vacinar 200 mil pessoas com 70 anos ou mais.

Idosos em Instituições de Longa Permanência e aqueles com 80 anos ou mais já começaram a ser vacinados anteriormente. O imunizante está disponível nas 240 unidades da Atenção Primária (centros municipais de saúde e clínicas da família) e nos polos do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo (diariamente, das 8h às 22h) e no ParkShoppingCampoGrande (de acordo com o horário do centro comercial).

Além da proteção contra a covid-19, a Secretaria de Saúde alerta para a importância de outras vacinas, como as contra influenza, febre amarela e sarampo. A campanha da gripe está em andamento e atende toda a população a partir dos seis meses de idade. Já as vacinas contra o sarampo e a febre amarela estão disponíveis para quem nunca as tomou ou se enquadre nos critérios avaliados pelo profissional de saúde.Por  / 

Postar um comentário

0 Comentários