Com aumento de casos no mês de junho, Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus intensifica ações da Unidade de Tratamento de QueimadosO Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) está com a equipe da sua Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) reforçada para o período junino. A unidade integra a rede estadual de referência no atendimento a vítimas de queimaduras, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, e do Hospital do Oeste, em Barreiras. Juntos, os três centros especializados compõem a linha de frente para atendimento a ocorrências graves provocadas por fogos de artifício e outras situações comuns durante os festejos.Imagem: reprodução Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o reforço é parte de um pacote de R$ 12,2 milhões em ações para o São João, período que historicamente apresenta aumento de internações por queimaduras. Apenas em junho de 2024, 32% das 75 internações por esse tipo de acidente ocorreram no estado. Em 2023, o mês concentrou 30% dos 69 casos registrados ao longo do ano.
Para o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Karlos Figueredo, a medida é fundamental: “Nossa ideia é dar tranquilidade a quem vai curtir o São João, assegurando atendimento para quem precisar”.
O médico Marcos Barroso, coordenador do CTQ do HGE, reforça que o cuidado imediato e correto é essencial. “Soluções caseiras como pasta de dente ou manteiga não devem ser aplicadas. O ideal é lavar com água corrente e procurar um serviço de saúde com estrutura para o atendimento”, orienta.
Referência no Recôncavo, o HRSAJ tem papel estratégico no suporte à população do interior da Bahia, especialmente em cidades com forte tradição junina como Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Valença, entre outras.
Além do atendimento hospitalar, a Sesab alerta para a prevenção: adquirir fogos apenas em locais autorizados, com selo de qualidade e observar a idade indicada para manuseio são medidas que podem evitar tragédias. O Corpo de Bombeiros também recomenda que, em caso de queimadura, a roupa grudada na pele não seja removida.Por Ana Almeida /
0 Comentários