Ticker

6/recent/ticker-posts

Bandeira tarifária de julho segue Vermelha Patamar 1 e Neoenergia Coelba reforça dicas para economizar energia

 

Adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos continua; distribuidora alerta para consumo consciente e dá orientações práticas para reduzir gastosA Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, nesta sexta-feira (27), que a bandeira tarifária de julho seguirá vermelha patamar 1, o que representa um adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida é reflexo do baixo volume de chuvas e das condições desfavoráveis nos reservatórios das hidrelétricas, impactando diretamente o custo da geração de energia.
Foto: Divulgação  Com o novo mês mantendo o custo extra na conta de luz, a Neoenergia Coelba faz um alerta à população sobre a importância do uso consciente da energia elétrica. Além de reduzir o impacto financeiro, atitudes simples também contribuem para o meio ambiente e evitam desperdícios.

Mesmo em clima mais ameno, o uso do ar-condicionado continua em muitos lares. Para economizar, a Coelba recomenda manter a temperatura entre 23°C e 25°C e programar o desligamento automático à noite. Equipamentos com tecnologia Inverter são até 60% mais econômicos. Ventiladores de teto, após o resfriamento do ambiente, ajudam a manter a temperatura com menor consumo.

Durante o banho, utilize a função “verão”, que consome até 30% menos. Prefira banhos curtos, desligue o chuveiro enquanto se ensaboa e utilize resistências originais para evitar aumento no consumo e riscos elétricos. Considere a instalação de aquecedor solar, se possível.

Evite colocar alimentos ainda quentes na geladeira e mantenha a borracha de vedação em bom estado. O equipamento deve ficar a pelo menos 10 cm da parede e ter a porta aberta apenas pelo tempo necessário.

Aproveite ao máximo a luz natural durante o dia. Troque lâmpadas fluorescentes por modelos de LED, que economizam cerca de 40% de energia, têm vida útil mais longa (cerca de 25 mil horas) e não contêm mercúrio.

Com a manutenção da bandeira vermelha em julho de 2025, a Coelba reforça que pequenas atitudes fazem a diferença na conta de luz e no equilíbrio do sistema energético. “A adoção de práticas simples e conscientes transforma o consumidor em um agente responsável, contribuindo com o meio ambiente e evitando gastos desnecessários”, reforça a distribuidora.Por  / 


Postar um comentário

0 Comentários