Salvador foi confirmada nesta quarta-feira (7) como uma das dez cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, marcando a primeira vez que o Brasil — e a América do Sul — sediará o maior torneio do futebol feminino. O anúncio foi feito pela FIFA após um processo seletivo que durou cerca de dois anos e contou com forte participação da Prefeitura da capital baiana.
Foto: San Júnior/ EC Bahia/ Divulgação A sede dos jogos em Salvador será a Arena Fonte Nova, estádio que já recebeu partidas da Copa do Mundo Masculina de 2014, da Copa das Confederações (2013) e da Copa América (2019). Com a novidade, a cidade completa seu histórico de participação em grandes eventos do futebol internacional.O prefeito Bruno Reis comemorou a escolha: “Estar entre as sedes do próximo Mundial só mostra como a nossa cidade tem se destacado para o mundo nos últimos anos, e vem sendo reconhecida pelas grandes entidades do planeta, como é o caso da FIFA. Ao longo do processo estávamos confiantes de que, pela infraestrutura que podemos proporcionar ao evento e a todos os seus espectadores, Salvador seria uma das escolhidas”, disse.
“Esse será mais um grande evento de porte mundial que Salvador vai receber. Vai atrair milhares de visitantes, movimentando a nossa economia e gerando emprego e renda. Nossa cidade tem vocação para receber grandes eventos como este, pois temos uma grande rede hoteleira, serviços de excelência para os turistas e atrativos para além dos jogos”, completou Bruno Reis.
Já o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, Júnior Magalhães, celebrou a conquista: “Esta é uma tarde de boas notícias para Salvador, pois acabamos de receber a informação da FIFA de que a nossa cidade será uma das 10 sedes da Copa de Futebol Feminino em 2027. Que felicidade, que alegria para a nossa terra, receber um evento tão importante como esse”, disse.
“Demonstra a nossa capacidade e que todos os investimentos que têm sido feitos ao longo dos anos preparam Salvador para sediar mais um evento tão importante”, completou.
Desde 2023, Salvador participou de um processo seletivo no qual precisou comprovar sua capacidade em áreas como infraestrutura, mobilidade urbana, rede hoteleira, aeroportos, logística e hospitalidade, além de apresentar atrativos turísticos e culturais.
Segundo Magalhães, o evento também reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento do esporte, a inclusão social e o crescimento econômico local, áreas que serão impulsionadas com a realização da Copa do Mundo Feminina.
A competição será realizada entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027, com expectativa de atrair milhares de visitantes de diversas partes do mundo para Salvador.Por Alinne Souza /
0 Comentários