Exame possibilita certificação de ensino fundamental e médioTermina nesta sexta-feira, dia 2 de maio, o prazo de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pela internet, informando o número do CPF e a data de nascimento no sistema do exame.Foto: reprodução Destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada, o Encceja é uma oportunidade de obter a certificação do ensino fundamental ou médio. A participação é voluntária e não há cobrança de taxa.
As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), no dia 3 de agosto. O exame ocorrerá em todas as unidades da federação, com duração de quatro horas no turno da manhã e cinco horas no período da tarde.
A avaliação leva em conta os conhecimentos, habilidades e competências adquiridos tanto no ambiente escolar quanto fora dele.
O mesmo prazo final de inscrição também se aplica para quem precisa de atendimento especializado. Nesses casos, o candidato deve anexar ao sistema um documento legível que comprove a condição. Entre os atendimentos previstos no edital estão: baixa visão, cegueira, deficiência auditiva ou física, deficiência intelectual, dislexia e transtorno do espectro autista.
Para a edição de 2025, o Inep acrescentou a possibilidade de identificação de participantes com diabetes durante a inscrição, mediante apresentação de laudo médico.
Também podem solicitar atendimento especializado gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar.
O resultado da análise dos documentos apresentados será divulgado no portal do Encceja em 12 de maio.
Durante a inscrição, pessoas que desejarem utilizar o nome social — já registrado na Receita Federal — devem marcar essa opção. A partir disso, a identificação será usada em todos os materiais e documentos do Encceja Nacional 2025. O nome social é o modo como a pessoa se autoidentifica.
Para participar da prova do ensino fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos na data do exame. Já para tentar o certificado do ensino médio, o candidato deve ter 18 anos ou mais. Segundo o Inep, não é obrigatório ter o diploma do ensino fundamental para buscar a certificação do nível médio.
Desde 2002, o Encceja é aplicado pelo Inep, mas a emissão dos certificados ou declarações de proficiência é de responsabilidade das secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que aderirem à edição de 2025.
Além de certificar, o exame serve como referência nacional para avaliar e aprimorar a educação voltada ao público jovem e adulto.Por Lala Freitas /
0 Comentários