A cantora Nana Caymmi morreu nesta quinta-feira (1º), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. A artista estava internada desde agosto de 2024 na Clínica São José, em Botafogo, onde tratava uma arritmia cardíaca. Segundo a família, o quadro se agravou após uma “overdose de opioides”, ocorrida na quarta-feira (30), um dia após seu aniversário.
Nana Caymmi – Foto: Reprodução A informação foi confirmada pelo irmão da artista, o também músico Danilo Caymmi, que publicou um vídeo nas redes sociais. “Estamos, na família, todos muito chocados e tristes. Mas, ela também passou nove meses de sofrimento em hospital, UTI, é um processo muito doloroso de várias comorbidades”, disse. Danilo destacou ainda que o Brasil perde “uma das maiores intérpretes que o país já viu”.De acordo com o irmão, a situação de saúde de Nana foi agravada por questões como a obesidade, que resultou em osteomielite — infecção óssea — durante o longo período de internação.
Filha de Dorival Caymmi e Stella Maris, Nana Caymmi nasceu em 29 de abril de 1941, no Rio de Janeiro. Batizada como Dinahir Tostes Caymmi, iniciou sua trajetória na música ainda jovem. Sua estreia foi em 1960, aos 19 anos, ao gravar a canção “Acalanto” no disco do pai. A música, composta por Dorival para embalar a filha na infância, tornou-se um clássico brasileiro.
O primeiro álbum solo foi lançado em 1973, e ao longo da carreira, Nana gravou 26 discos — dois deles ao vivo — consolidando-se como uma das vozes mais marcantes da MPB. Entre seus maiores sucessos estão “Resposta ao Tempo”, “Cais”, “Ponta de Areia”, “Só Louco” e “Não se Esqueça de Mim”.
Mesmo com problemas de saúde, a artista manteve-se ativa nos últimos anos. Em 2019, lançou um álbum com obras de Tito Madi e, em 2020, gravou um disco com canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Em 2024, voltou ao estúdio para participar da faixa “Canário do Reino”, ao lado do cantor Renato Braz, em homenagem a Tim Maia.
Nana foi casada com o médico venezuelano Gilberto José Aponte Paoli, com quem teve três filhos: Stella Teresa, Denise Maria e João Gilberto. Também teve relacionamentos marcantes com nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, João Donato e Claudio Nucci. Ela deixa duas netas, filhas de Denise Maria.Por Lala Freitas /
0 Comentários