Anúncio foi feito nesta quinta-feira (8) na Basílica de São Pedro, após tradicional processo de votação no conclaveRobert Francis Prevost é eleito novo papa e adota o nome Leão XIV – Foto: reprodução O anúncio oficial foi feito pelo cardeal Dominique Mamberti, primeiro entre os cardeais diáconos, diretamente da Sacada da Sala da Bênção da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Milhares de fiéis aguardavam a revelação na Praça São Pedro, muitos deles agitando bandeiras de países como Espanha, Argentina, México e Brasil, e entoando cantos em coro.
A eleição do novo pontífice seguiu o tradicional rito do conclave. A sessão foi presidida pelo cardeal Pietro Parolin, substituindo o cardeal decano Giovanni Battista Re, que não participou por motivos de idade — ele tem 91 anos.
Cada cardeal eleitor escreveu seu voto em uma cédula, que foi levada ao altar e depositada em uma urna, após jurar:
“Chamo como minha testemunha Cristo Senhor, que me julgará, que meu voto é dado àquele que, segundo Deus, considero que deva ser eleito.”
O processo de apuração, conhecido como escrutínio, foi conduzido por três cardeais escrutinadores. As cédulas foram embaralhadas, abertas uma a uma e lidas em voz alta. O nome de cada candidato foi anotado, e os votos contabilizados em um documento à parte. Em seguida, os papéis foram furados e alinhados com uma linha para preservação. Ao final, as cédulas foram queimadas em um fogão de ferro fundido, com o uso de compostos químicos.
A fumaça branca que subiu da chaminé da Capela Sistina indicou ao mundo que um novo papa havia sido escolhido, encerrando o processo de votação.Por Lala Freitas / Por Lala Freitas /
0 Comentários