Bahia e Vitória se enfrentam neste domingo (18), às 16h, na Arena Fonte Nova. Clássico marca reviravolta na fase dos clubes e pode igualar pontuação no Brasileirão.Bahia e Vitória se enfrentam neste domingo (18), às 16h, na Arena Fonte Nova, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico chega em um momento de mudanças drásticas para os dois maiores clubes da Bahia, que vivem realidades opostas em comparação ao início do mês.Bahia e Vitória se enfrentam em clássico decisivo no Brasileirão – Foto: Letícia Martins/EC Bahia Na 8ª colocação do Brasileirão, com 12 pontos, o Bahia tenta encerrar uma sequência de três derrotas consecutivas — duas pelo campeonato nacional e uma pela Libertadores. O momento contrasta com o bom início de maio, quando o Tricolor acumulava cinco vitórias seguidas, era líder de grupo na competição continental e ocupava uma vaga no G-6.
Do outro lado, o Vitória, atualmente 14º colocado com 9 pontos, chega embalado por uma sequência de três jogos de invencibilidade, incluindo duas vitórias, entre Série A e Copa Sul-Americana. A virada de chave do Rubro-Negro começou justamente quando o rival entrou em queda, tornando o clima do clássico ainda mais imprevisível.
Há apenas dez dias, o Bahia era apontado como um dos times mais regulares do país, enquanto o Vitória enfrentava um jejum de quatro partidas sem vencer, lanterna no grupo da Sul-Americana e figurando na zona de rebaixamento do Brasileirão. Agora, o Tricolor luta para manter-se entre os primeiros colocados e evitar uma eliminação precoce na Libertadores, enquanto o Leão da Barra depende apenas de si para avançar aos playoffs do torneio continental.
Em caso de vitória rubro-negra no Ba-Vi deste domingo, as duas equipes poderão igualar-se em número de pontos (12), acirrando ainda mais a rivalidade e embolando a classificação no meio da tabela da Série A.
Apesar das fases distintas, os treinadores mantêm os pés no chão e destacam o caráter imprevisível do clássico. O técnico Thiago Carpini, do Vitória, enfatizou o equilíbrio:
“Chegamos em um bom momento, mas a gente sabe que o clássico são particularidades muito diferentes. […] Vale o bom momento, mas é um jogo com tudo muito igual, muito disputado. A gente espera competir bem”, declarou.
Já Rogério Ceni, comandante tricolor, ainda analisa o retorno de Gilberto, que pode reforçar a lateral-direita após quatro partidas fora. “Vamos analisar se tem condições de jogar o clássico”, disse.
Prováveis escalações
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Erick), David Duarte (Gabriel Xavier), Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Éverton Ribeiro e Cauly; Thaciano (Pulga) e Lucho Rodríguez (Willian José).
Vitória: Lucas Arcanjo; Claudinho, Edu, Lucas Halter e Jamerson; Ryller, Baralhas e Ronald (Wellington Rato); Gustavo Mosquito, Janderson e Renato Kayzer.
O Vitória terá o desfalque de Matheuzinho, suspenso após expulsão na última rodada contra o Vasco. Em contrapartida, Renato Kayzer retorna ao time após ser poupado.Por Lala Freitas /
0 Comentários