Ticker

6/recent/ticker-posts

Vacinação contra a gripe começa em Santo Antônio de Jesus com foco nos grupos prioritários

 

Campanha já está em andamento nas unidades de saúde do município; meta inicial é imunizar 90% do público-alvo.A campanha de vacinação contra a gripe começou na segunda-feira (30) em Santo Antônio de Jesus, com aplicação gratuita da dose para grupos prioritários nas unidades de saúde da zona urbana e rural. A imunização ocorre conforme orientação do Ministério da Saúde, visando prevenir complicações causadas pelo vírus influenza, que tem maior circulação no outono e inverno.
Foto: Reprodução   De acordo com Priscila Oliveira, diretora de Vigilância à Saúde Municipal, a vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h em algumas unidades e das 8h às 16h em outras. O público-alvo inicial inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, indígenas de 6 meses a menores de 9 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, professores do ensino básico e superior, idosos a partir de 60 anos, caminhoneiros, moradores de abrigos e pessoas com deficiência permanente, além de rodoviários do transporte público.

A meta da campanha é imunizar 90% do público-alvo. Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação para toda a população deve ser liberada no final de junho, seguindo determinação do Ministério da Saúde. Em 10 de maio (sábado), será realizado o “Dia D” de vacinação, todas as unidades de saúde estarão abertas para atender a população. O encerramento da campanha está previsto para julho.

Prevenção contra dengue e escorpiões

Além da gripe, a Secretaria de Saúde reforçou o alerta para a prevenção contra a dengue e o aumento dos casos de escorpiões na cidade. Priscila destacou a importância da limpeza de quintais e terrenos baldios para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e de animais peçonhentos.

“Venho pedir encarecidamente à população também é com relação a reforçar os nossos cuidados, nossos domicílios com relação à dengue. A gente já tá aí no início de abril, Já está passando, os períodos do verão já se foi, porém a gente tem ainda um período de chuva com um pouco de sol, ainda um período propício para a proliferação do mosquito, então a gente pede encarecidamente que a população ainda se conscientize com relação à limpeza dos seus quintais, com as calhas de água, seus vasos de plantas, os pneus que são descartados de forma indiscriminadamente no nosso município, os lixos que a gente vê, lixos acumulados de geladeiras velhas, fogões velhos, sofás velhos, jogadas no nosso município, nas vias, que não é pra ser acumulado dessa forma, porque ali ao chover acumula água. acaba também entupindo nossas bocas de lobo e isso facilita a proliferação do mosquito no nosso município.”, afirmou a diretora de Vigilância.

A Vigilância Sanitária orienta que moradores denunciem terrenos abandonados com acúmulo de lixo e entulho. As denúncias podem ser feitas de forma anônima diretamente na Vigilância Sanitária ou no Ministério Público, que realiza ações conjuntas com os agentes de combate a endemias para fiscalizar e notificar os proprietários.Por  / 

Postar um comentário

0 Comentários