Diante das reclamações de moradores de Santo Antônio de Jesus e região sobre dificuldades para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no SAC do Shopping Itaguari, a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), por meio da Rede SAC, esclareceu que o atendimento está ocorrendo normalmente em todo o estado, inclusive nos postos do SAC Móvel.
Foto: reprodução Em nota oficial, a Saeb informou que a grande procura pelo novo documento — que é gratuito e disponível para toda a população brasileira — tem gerado aumento na demanda, mas não há interrupções ou falhas no serviço. A secretaria destacou que a CIN pode ser emitida por qualquer cidadão e que, para atender ao volume crescente de solicitações, diversas ações estão sendo realizadas.Entre as medidas adotadas para ampliar o acesso ao novo documento, estão:
Atendimentos itinerantes em escolas estaduais. Desde janeiro, quase 5 mil pessoas foram atendidas em oito escolas, incluindo unidades em Feira de Santana e Vitória da Conquista. Atualmente, a ação está em Camaçari e seguirá para Candeias e Senhor do Bonfim.
Parcerias com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para atender pessoas em situação de vulnerabilidade.
Funcionamento exclusivo aos sábados nos postos do interior, voltado apenas à emissão da CIN.
Ampliação do horário de atendimento em dois grandes shoppings de Salvador, com previsão de extensão para outros dois.
Apesar da insatisfação de parte da população, a Saeb reforça que já existem mais de 50 mil CINs prontas e esquecidas pelos próprios cidadãos nos postos da Rede SAC. A secretaria também lembra que o antigo RG segue válido até fevereiro de 2032, permitindo a substituição de forma gradual, ao longo de sete anos. A primeira via da nova identidade continuará sendo gratuita, por se tratar de um direito garantido a todo cidadão brasileiro.
Sobre a CIN
A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil atualizada original ou cópia autenticada. A CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.Por Ana Almeida /
0 Comentários