Vaticano confirma falecimento do pontífice argentino O Papa Francisco, reconhecido mundialmente por seu compromisso com os pobres e pelas reformas na Igreja Católica, morreu aos 88 anos, conforme informou o Vaticano na manhã desta segunda-feira (data). O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Sé.Foto: Vatican Media/Divulgação “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco”, declarou Farrell em comunicado oficial. O pontífice faleceu às 7h35 (horário de Roma). “Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Sua Igreja”, acrescentou.
Francisco, o primeiro papa latino-americano da história, foi uma figura marcante por seu estilo pastoral próximo das pessoas, com atenção especial aos mais vulneráveis e marginalizados. Segundo o camerlengo, o líder da Igreja Católica “nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal”.
A saúde do Papa vinha inspirando cuidados nos últimos meses. No início do ano, ele enfrentou problemas respiratórios e permaneceu internado por quase 40 dias no Hospital Gemelli, em Roma, recebendo alta no dia 23 de março.
“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, finalizou o comunicado do Vaticano.Por Leonardo Valente /
0 Comentários