A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que os reajustes e revisões tarifárias nas contas de luz em 2025 devem ficar abaixo da inflação. Segundo boletim InfoTarifa, divulgado nesta segunda-feira (7), a projeção é de alta média de 3,5% nas tarifas de energia elétrica para o próximo ano.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil A estimativa representa um aumento menor do que a inflação prevista, de 5,1%, medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).Entre os principais fatores para o reajuste estão os custos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que devem atingir R$ 41 bilhões em 2025 — um crescimento de 9,2% em relação a 2024. A Aneel também aponta os efeitos dos índices inflacionários sobre os custos de distribuição de energia, conhecidos como “parcela B”, como elementos que impactam a projeção.
Ainda segundo a agência, de janeiro a abril deste ano, a bandeira tarifária da conta de luz permaneceu na cor verde, indicando que os consumidores não tiveram custos adicionais nas faturas durante esse período.Por Lala Freitas /
0 Comentários