Ticker

6/recent/ticker-posts

Com cruz original, 525 anos da 1ª Missa no Brasil são celebrados em Santa Cruz Cabrália

 

Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA

As comemorações do Jubileu Eucarístico dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil, com a presença da cruz original, vinda de Portugal, tiveram seu ponto alto, no sábado (26), com a celebração da Missa Pontificial, na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA), na Costa do Descobrimento.

Mais de 10 mil pessoas participaram, entre autoridades religiosas e civis, indígenas, moradores da região e turistas. A programação durante o dia incluiu a Carreata da Fé e a Procissão de Nossa Senhora da Esperança, na cidade de Porto Seguro, além de apresentações musicais e show pirotécnico, à noite, em Cabrália.

Para o bispo da Diocese de Eunápolis, Dom Edson Santana, a missa ‘foi um momento histórico, que permite ver o passado um pouco pela perspectiva do heroísmo de nossos primeiros missionários. Aqui em Coroa Vermelha foi anunciado, pela primeira vez, o evangelho. Agora, o futuro está em nossas mãos. Vamos começar a construir um Brasil novo, a partir dos valores humanos’, disse o bispo.

O evento teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), como parte das ações para a valorização do patrimônio histórico, cultural e religioso da zona turística.

Para a superintendente de Política para os Povos Indígenas da Bahia, Patrícia Pataxó, ‘a celebração representa um momento de junção de religiões, porque os habitantes originários tinham também os seus cultos e ritos, que seguem presentes na região’. |  |  

Edição: Tribuna do Recôncavo | Texto: Ascom Setur.

Postar um comentário

0 Comentários