Ticker

6/recent/ticker-posts

Preço do ovo sobe 15% em apenas um mês

 

No acumulado do ano, os preços já subiram 16,4%. Em 12 meses, a alta é de 10,4%Especialistas afirmam que a alta recente dos preços dos ovos é uma “situação sazonal”, comum no período que antecede e ocorre durante a quaresma. Além disso, o calor intenso e o aumento do preço do milho também impactaram o custo da proteína no Brasil.
Imagem: reprodução  Fernando Gonçalves, gerente do IPCA, explica que o aumento se deve, em parte, à maior demanda por ovos e um crescimento nas exportações, impulsionado por problemas de gripe aviária nos Estados Unidos. “O aumento do ovo se justifica pela alta na exportação e pela maior demanda devido à volta às aulas. O calor também prejudica a produção, diminuindo a oferta”, afirma.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) destaca que, no período, há uma substituição natural de carnes vermelhas por proteínas brancas, como os ovos, o que aquece o mercado. Além disso, a ABPA aponta alta nos custos de produção, com o preço do milho subindo 30% e o custo das embalagens registrando um aumento superior a 100% nos últimos oito meses.

“A elevação nos preços também é resultado das altas temperaturas, que afetam a produtividade das aves”, esclarece a ABPA em nota oficial. A associação prevê que o valor dos ovos deve cair no final do período da quaresma, que termina em 17 de abril.Por  / 


Postar um comentário

0 Comentários