Previsão do tempo indica calor persistente e chuvas isoladas no litoral, enquanto interior do estado enfrenta estiagem.A estação mais quente do ano chegou ao fim. O outono teve início oficialmente às 6h01 desta quinta-feira (20), mas as temperaturas elevadas devem continuar na Bahia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação será marcada por tempo seco no interior e chuvas concentradas no litoral.Foto: Kaylan Anibal Apesar do fim do verão, Salvador ainda deve registrar máximas de até 35 °C e pancadas isoladas até domingo (23). As mínimas na capital devem ficar em torno de 23 °C, conforme apurou Tiago Mascarenhas, do Alô Alô Bahia.
No interior, a tendência é de estiagem, especialmente no semiárido e na região do MATOPIBA (Bahia, Maranhão, Tocantins e Piauí), onde as chuvas devem ficar abaixo da média. Já o norte do estado pode ter precipitações mais expressivas, influenciadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
A transição para o inverno, que começa em 20 de junho, ocorre com o Oceano Pacífico em estado de neutralidade, após a dissipação do fenômeno El Niño. Isso significa que não há grandes influências externas nas temperaturas e nos padrões de chuva.
Na Bahia, o outono não traz mudanças bruscas no clima. As temperaturas continuam elevadas, e as chuvas, quando ocorrem, são mais curtas e irregulares. No litoral, os ventos se tornam mais frequentes, amenizando o calor, enquanto o interior segue com tempo seco e baixa umidade.Por Kaylan Anibal /
0 Comentários