Luciano Cuiuba destaca aumento da frota, déficit de agentes e problemas com semáforos; prefeitura prepara contratações e ajustes no trânsito Santo Antônio de Jesus enfrentou um dia de trânsito intenso na última segunda-feira (12), marcado pelo retorno às aulas na rede municipal e estadual. Em entrevista concedida ao jornalista Léo Valente, o secretário de Trânsito e Transporte, Luciano Moura, conhecido como Cuiuba, comentou os principais problemas enfrentados pelo município, destacando a falta de agentes de trânsito, a necessidade de modernização dos semáforos e a alta quantidade de veículos circulando na cidade.Secretário de Trânsito e Transportes de SAJ, Luciano Cuiuba – Imagem: reprodução De acordo com Cuiuba, a segunda-feira foi especialmente complicada devido a três incidentes registrados em pontos críticos do trânsito, como os semáforos do Catavento e das Lojas Americanas. As ocorrências exigiram que agentes de trânsito deixassem suas funções de ordenamento para prestar suporte, o que agravou os congestionamentos.
“O trânsito ficou travado, principalmente no centro da cidade. Infelizmente, quando há acidentes, a lei nos obriga a priorizar essas ocorrências, o que compromete a fluidez do trânsito nesses momentos críticos”, explicou o secretário.
Frota crescente e déficit de agentes de trânsito
Santo Antônio de Jesus possui cerca de 65 mil veículos cadastrados, mas esse número praticamente dobra durante o dia, já que a cidade é um polo comercial, educacional e de saúde. Além disso, a equipe atual de agentes de trânsito é considerada insuficiente para atender à demanda.
Para contornar a situação, Cuiuba anunciou a contratação emergencial de 50% a mais de agentes via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).
“O contrato do REDA anterior venceu no último domingo (09), e ontem já iniciamos uma nova solicitação para chamamento de novos agentes. Não ficaremos desassistidos, pois os atuais agentes ainda cumprem contrato até março”, afirmou.
O secretário também reconheceu a necessidade de um concurso público para aumentar de forma definitiva o efetivo da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), estimando que, no mínimo, 15 novos agentes seriam necessários para um controle mais eficiente do tráfego.
Ajustes nos semáforos e fiscalização de carga e descarga
Um dos pontos mais criticados pela população é o tempo insuficiente dos semáforos, como no cruzamento do Catavento, onde o sinal verde dura apenas 12 segundos, provocando acúmulo de veículos. Cuiuba informou que a SMTT já monitora a temporização dos semáforos e que ajustes serão realizados para melhorar o fluxo. Enquanto isso, agentes de trânsito serão posicionados estrategicamente para liberação manual do tráfego nos horários de pico.
Outra questão abordada foi a carga e descarga irregular, que agrava os congestionamentos em ruas estreitas.
“Não há autorização para carga e descarga em horários proibidos. Nossa equipe já começou a fiscalizar e vamos intensificar essa atuação, pois muitos motoristas insistem em parar em fila dupla, bloqueando vias importantes. Isso precisa mudar”, destacou o secretário.
Canal de denúncias e planejamento para mudanças no trânsito
Para melhorar a comunicação com a população, será criado um canal de denúncias via WhatsApp, onde cidadãos poderão relatar infrações e sugerir melhorias no trânsito. Além disso, a prefeitura contratou um engenheiro de tráfego para analisar as demandas e propor soluções técnicas para os problemas identificados.
“O prefeito já autorizou a contratação de um engenheiro de tráfego para analisar as demandas e propor soluções técnicas. As mudanças necessárias serão feitas, mas com planejamento e dados concretos, e não apenas no achismo”, finalizou Cuiuba.
Por Kaylan Anibal /
0 Comentários