A nova legislação, estabelecida pela Lei 15.100 de 13 de janeiro de 2025, determina que o uso do celular será permitido apenas em atividades pedagógicas, sob supervisão dos professores, ou em situações excepcionais, como emergências, acessibilidade e saúde. A intenção é equilibrar a tecnologia como ferramenta educacional e minimizar distrações na rotina escolar.
O governador Jerônimo Rodrigues reforçou a importância da parceria entre escola e família para a aplicação eficaz da lei.
“Nós sabemos o quanto o celular é importante, mas a família também é muito importante, a educação é muito importante. Então, vou pedir ajuda às famílias para a gente poder ordenar o uso do celular, para não ficarmos com aquela criançada o tempo inteiro ali, desatenciosa da escola, dos amigos. Então, vamos tentar combinar”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.
A gestora do Núcleo de Bom Jesus da Lapa, professora Aline Lopes, ressaltou que a mudança exigirá adaptação, mas trará benefícios a longo prazo.
“Acredito que vamos conseguir usar a tecnologia de forma mais consciente e responsável, sem perder a essência da convivência e do aprendizado. Será um desafio no começo, mas, com o tempo, veremos que essa medida vai nos ajudar a melhorar a concentração, promover mais interação entre os alunos e tornar as aulas mais produtivas”, destacou.
A secretária Rowenna Brito reforçou o compromisso do governo com a melhoria da educação em 2025.
“A implementação da lei sobre o uso de dispositivos móveis, sejam celulares ou outros correlatos, é fundamental para definirmos como utilizá-los na escola de forma pedagógica”.
Por Fernanda Mamona /
0 Comentários