Consumo interno e exportações impulsionam novas oportunidades de negócios no setor O mercado brasileiro de ovos está em plena expansão. Entre o terceiro trimestre do ano passado e o terceiro trimestre de 2024, a produção nacional registrou um aumento de 10%, atingindo a marca de 1,2 bilhão de ovos, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Foto: reprodução Esse crescimento reflete a alta demanda interna e externa pelo produto, que já é um item essencial na dieta de muitos brasileiros, como o personal trainer Leonardo Ferrari, que consome cerca de 30 ovos por semana.
São Paulo lidera a produção nacional com uma participação de 26%, seguido por Minas Gerais (9,9%), Paraná (9,8%) e Espírito Santo (8%). A maior oferta, impulsionada pela crescente demanda, também tem gerado recordes no mercado externo.
Nos primeiros meses de 2024, a exportação de ovos brasileiros aumentou quase 70% em relação ao mesmo período de 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal.
Para o economista André Perfeito, o desempenho das exportações é um reflexo da qualidade do produto nacional e das condições favoráveis do câmbio.
“Isso é um bom sinal, porque o ovo brasileiro é de muita qualidade. Apesar do dólar estar em alta e isso ser um transtorno para muitas pessoas, para os exportadores, isso é bom porque você consegue se posicionar melhor”, destacou.
Além do crescimento nas exportações, o aumento do consumo interno tem gerado inovações no mercado. Novos modelos de negócios vêm surgindo, como serviços de assinatura para a entrega de ovos e lojas especializadas exclusivamente nesse produto. Esses pontos de venda permitem às empresas estreitar o relacionamento com os consumidores e entender melhor suas preferências e hábitos.
“Na loja, além de ser um ponto de contato com o consumidor, a gente entende o que ele está buscando, o que ele acha, hábitos de consumo”, explicou André de Carvalho, diretor de marketing de uma granja que atualmente produz cerca de 4 bilhões de ovos por ano.
Por Fernanda Mamona /
0 Comentários