O custo da ceia de Natal no Brasil registrou um aumento médio de 9,54% neste ano em comparação a 2023, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O encarecimento foi puxado pela alta nos preços de itens como batata-inglesa, azeite de oliva, arroz e alho, de acordo com dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), do IBGE.
“A alta supera a inflação geral do país, que acumulou 4,77% nos últimos 12 meses até novembro”, destacou a entidade.
Entre os produtos analisados, a batata-inglesa lidera o aumento, com variação de 30,82% em um ano. O azeite de oliva ficou 28,58% mais caro, seguido por altas significativas no leite longa vida (21,78%), arroz (19,58%) e alho (19,48%).
Carnes tiveram elevação de 11,44%, enquanto os pescados apresentaram aumento mais tímido, de 1,32%. Por outro lado, alguns itens ficaram mais baratos, como cenoura (-26,08%), tomate (-25,15%) e cebola (-6,66%), que podem ser incluídos na ceia como alternativa para equilibrar os gastos.
Para amenizar os impactos no orçamento, a FecomercioSP recomenda antecipar as compras, aproveitando promoções comuns no período. Estratégias como utilizar aplicativos para comparar preços, optar por pagamentos via PIX para obter descontos e adquirir os produtos com antecedência podem ajudar a economizar.
“A proximidade das festas de fim de ano aquece o consumo desses itens, reduzindo a oferta e elevando os preços nas gôndolas”, alertou a entidade.
Na RMSP, o aumento médio nos preços dos itens da ceia foi ainda maior, chegando a 12,05%. Os produtos com maiores altas permanecem os mesmos: batata-inglesa (34,07%), azeite de oliva (26,76%) e leite (25,77%).
O levantamento considerou uma variedade de itens tradicionais da ceia, incluindo carnes, frutas, arroz, chocolates, azeite, frango, queijos, pão, sorvetes, pescados, água mineral, cerveja, entre outros.Por Lala Freitas /
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