Caso ocorreu na BA-001 e reforça alerta sobre animais silvestres em áreas próximas a reservas Na noite de sexta-feira (29), um motorista flagrou um tamanduá tentando atravessar a rodovia BA-001, na localidade da Penha, em Vera Cruz. Segundo informações do site Ilha Notícias Bahia, para evitar acidentes, o motorista parou o veículo, fazendo com que o animal recuasse em segurança para a mata.
O tamanduá avistado pertence à família Myrmecophagidae, conhecida por características como o focinho alongado e garras poderosas, que são usadas para abrir formigueiros e cupinzeiros. Esses animais têm hábitos predominantemente noturnos, o que aumenta o risco de atropelamentos em rodovias com tráfego intenso durante a noite.
A região da Penha, em Vera Cruz, é próxima a áreas verdes e corredores ecológicos, o que favorece o deslocamento de diversas espécies. Por isso, tanto condutores quanto autoridades de trânsito devem estar atentos à implementação de medidas como passagens de fauna e sinalizações adequadas para proteger os animais e os usuários das vias.
Casos de avistamento de animais silvestres devem ser comunicados às autoridades ambientais, como forma de monitorar essas ocorrências e propor soluções para a convivência harmoniosa entre fauna e humanos.Por Fernanda Mamona /
0 Comentários