Ticker

6/recent/ticker-posts

Turismo na Bahia cresce 12,6% no segundo trimestre de 2024, superando média nacional

 O turismo na Bahia registrou um crescimento de 12,6% no segundo trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, destacando-se entre as unidades federativas do Brasil. A média nacional, por sua vez, teve aumento de 2,3%. Os dados, divulgados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e analisados no Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, indicam que o setor tem se beneficiado do aumento no número de voos e do fluxo de veículos nas rodovias estaduais, além de melhorias na arrecadação de impostos e geração de empregos.

O fluxo de passageiros nos aeroportos de Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista subiu 8,7% no trimestre, movimentando cerca de 2,3 milhões de pessoas. Nas rodovias que cortam o estado, o tráfego de veículos cresceu 6,0%, com um aumento significativo de automóveis nas estradas administradas pelas concessionárias baianas.A arrecadação de ICMS das atividades turísticas atingiu aproximadamente R$ 1,2 bilhão, apresentando crescimento nominal de 23,5% comparado ao ano anterior, impulsionado principalmente pelo desempenho positivo de 86% das atividades econômicas ligadas ao turismo. Além disso, a taxa de ocupação de hotéis em Salvador alcançou 56,9%, superando ligeiramente o índice do mesmo período de 2023, marcando a segunda melhor taxa desde 2014.

No mercado de trabalho, o setor de turismo criou 1.354 novos postos formais, com destaque para os segmentos de alimentação e hospedagem. A zona turística da Baía de Todos-os-Santos foi a que mais contratou, somando 318 novos empregos.

Investimentos para a realização dos festejos juninos foram apontados como fundamentais para o crescimento do turismo religioso. No terceiro trimestre, grandes eventos como o Desfile da Independência da Bahia, o Festival do Chocolate e a Romaria de Bom Jesus da Lapa prometem continuar impulsionando o setor, com projeções de resultados positivos.Por  / 


Postar um comentário

0 Comentários