O INSS destaca que convênios com entidades de classe são legais, desde que os descontos sejam previamente autorizados pelos beneficiários.Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS que identifiquem descontos não autorizados, feitos por associações, federações ou entidades de classe, podem solicitar o cancelamento desses subsídios. Nos casos de empréstimos consignados não solicitados, o bloqueio também pode ser exigido. Para isso, os segurados devem consultar o extrato de pagamento disponível no site ou aplicativo Meu INSS, onde é possível encontrar os contatos do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das entidades responsáveis pelos descontos indevidos e solicitar estorno. Imagem: reprodução Outra alternativa é usar o serviço “excluir mensalidade associativa” pelo aplicativo Meu INSS ou ligar para a Central 135. Para denúncias sobre empréstimos não autorizados, os usuários devem registrar uma autorização no Portal do Consumidor, cancelada pela Senacon, que coordena o cancelamento dessas operações .
O INSS destaca que convênios com entidades de classe são legais, desde que os descontos sejam previamente autorizados pelos beneficiários. O órgão orienta os investidores anuais a acompanhar regularmente seus extratos de pagamento para identificar possíveis irregularidades.
Aqueles que desejam solicitar a contratação de empréstimos consignados podem realizar o procedimento de forma simples, pelo site ou aplicativo Meu INSS, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Caso não tenha acesso à Internet, o bloqueio poderá ser solicitado pela Central 135.Por Ana Almeida /
0 Comentários