Eleitores têm até sábado (5) para baixar o aplicativo e-Título, que pode substituir o título neste domingo (6) de eleições. O aplicativo serve de identificação para os eleitores que cadastraram a biometria e têm foto nessa versão digital do título.
Foto:Reprodução Aqueles que não têm foto no app precisarão carregar consigo um documento de identificação — carteira de motorista ou RG, por exemplo. E os eleitores que não baixarem o app neste sábado, precisarão comparecer às seções com o título de eleitor impresso. Como baixar o e-Título?Para celulares Android, acesse a loja de aplicativos Play Store; em iPhones, acesse a App Store. Busque pelo aplicativo e-Título e baixe.
Como acessar o e-Título?
- Abra o aplicativo e clique em ‘começar no e-Título’. Em seguida, marque a opção ‘li e concordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade’ e clique em ‘continuar’.
- Depois, preencha os dados pessoais pedidos — nome completo, data de nascimento, CPF ou número do título de eleitor e nome da mãe e do pai, se constarem no documento.
- O usuário ainda precisará cadastrar uma senha de seis dígitos para acessar o e-Título. Não se esqueça de guardar a senha. Será necessário usá-la sempre que for acessar o aplicativo.
Depois que concluir o processo, o e-Título estará criado.
É necessário levar algum documento para votar com o e-Título?
Os eleitores que não têm foto ou biometria cadastradas no aplicativo do e-Título precisarão apresentar um documento oficial com foto para votar no domingo (6). Aqueles que têm foto quando acessam o e-Título, não precisam do documento para votar.
Para que serve o e-Título?
- No e-Título, os eleitores podem consultar a zona e a seção eleitoral. Também é possível descobrir, pelo aplicativo, onde votar.
- O app do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também permite que o usuário emita certidões de quitação eleitoral, de crimes eleitorais e de trabalho eleitoral. É possível ainda consultar a situação eleitoral.
- Eleitores que não estiverem em seus domicílios eleitorais no domingo também podem justificar a ausência pelo e-Título no domingo (6). O aplicativo usa a localização do celular e confirma que o eleitor estava impossibilitado de votar na ocasião. Entretanto, a justificativa precisa ser feita durante o horário da votação.Por Reizimare Lordelo /
0 Comentários