Ticker

6/recent/ticker-posts

Policiais militares salvam bebê de três meses engasgado no bairro de Pituaçu, em Salvador

 Um bebê de três meses foi salvo por policiais militares após se engasgar com secreção, na manhã desta quinta-feira (12), no bairro de Pituaçu, em Salvador. De acordo com a Polícia Militar, o caso ocorreu por volta das 6h35, próximo a um restaurante, na Rua do Carimbamba. Equipes faziam patrulhamento de rotina na região quando um casal abordou os agentes pedindo ajuda.Foto: Reprodução

O soldado Delanio Jordão executa a manobra de Heimlich, técnica de desobstrução de vias aéreas. Na imagem, é possível ver que o bebê, chamado Miguel, reage bem à manobra.“No início é uma aflição, porque um bebê de três meses é muito pequeno e é preciso praticar essa manobra com muito cuidado e atenção, para não exercer muita força”, relatou o soldado.

Depois de socorrerem o bebê, os policiais orientaram os pais a levá-lo a uma unidade de saúde para avaliação clínica.

“Graças a Deus, a manobra foi bem feita e deu tudo certo. A criança voltou a respirar e foi encaminhada para o hospital, onde passou por exames. Está tudo bem com ela”, comemorou o soldado Delanio.

O agente também compartilhou sua experiência pessoal, dizendo que já precisou realizar a manobra de Heimlich em seu próprio filho após ele parar de respirar.

“A gente fica nervoso, somos humanos como qualquer um, mas temos que ter cabeça fria. Eu, como pai de um filho pequeno, já passei por isso e me veio um mundo de pensamentos. Poderia ser meu filho”, disse o policial. “Graças a Deus, deu tudo certo tanto para meu filho quanto para o deles. Estou muito feliz por isso e a Polícia Militar está aqui para dar a atenção que a sociedade merece”, concluiu.

Como e por que fazer a manobra de Heimlich?

A manobra de Heimlich consiste em uma série de compressões na região do abdômen, pouco acima do umbigo, que ajudam a desobstruir as vias aéreas. Ela é crucial para salvar vidas em casos de engasgos. Para adultos, o socorrista deve se posicionar por trás da vítima, envolver o abdômen com os braços e realizar compressões firmes para dentro e para cima. Em bebês, a técnica é diferente: a criança deve ser colocada de bruços sobre o braço do socorrista, com a cabeça voltada para baixo, e então realizar batidas firmes entre as escápulas, na parte superior das costas.

Quanto tempo podemos fazer a manobra?

O Ministério da Saúde recomenda que a manobra de Heimlich seja realizada até três vezes. Se a vítima não apresentar resposta ou continuar com dificuldade respiratória, a situação pode evoluir para uma parada cardiorrespiratória. Nesses casos, é necessário acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, ou ligar para a Polícia Militar pelo número 190, e iniciar reanimação cardiopulmonar até a chegada do socorro especializado.

O que fazer em casos de engasgos com bebês?

Em caso de engasgo de bebês, sem ajuda imediata de um profissional, o socorrista deve colocar o bebê de bruços sobre seu braço ou perna, com a cabeça voltada para baixo, e realizar compressões nas costas entre as escápulas. Caso a criança não recupere a respiração, repita o processo, vire o bebê de barriga para cima e faça compressões torácicas com dois dedos na região entre os mamilos. Se o engasgo persistir, continue as compressões até a chegada do serviço de emergência.Por  / 

Postar um comentário

0 Comentários