Esse é o 14º incidente desde o lançamento do Pix, em novembro de 2020.O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira (19) que 150 chaves Pix de clientes da SHPP Brasil Instituição de Pagamentos (Shopee) tiveram dados expostos. Esse é o 14º incidente desde o lançamento do Pix, em novembro de 2020.Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil A exposição ocorreu entre 2 e 4 de setembro, envolvendo informações como nome, CPF, instituição financeira, agência, e número e tipo de conta, mas sem comprometer a movimentação financeira.O BC explicou que a falha foi causada por problemas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento e que apenas dados cadastrais foram afetados, sem exposição de senhas, saldos ou extratos. Embora o incidente não necessitasse ser divulgado devido ao impacto limitado, a autarquia optou pela transparência.
Os clientes afetados serão notificados exclusivamente via aplicativo ou internet banking, e o BC alertou para desconsiderar mensagens por outros meios, como SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens.
A exposição significa que os dados ficaram visíveis temporariamente e podem ter sido capturados por terceiros, e o caso será investigado com possíveis sanções.
Até o momento, em todos os 14 incidentes envolvendo chaves Pix, apenas dados cadastrais foram expostos, sem comprometimento de informações bancárias sigilosas.
O BC mantém uma página para monitorar esses incidentes, conforme previsto pela Lei Geral de Proteção de Dados. A Shopee, autorizada a operar como instituição de pagamentos desde 2022, ainda não se manifestou sobre ocaso.Por Fernanda Mamona /
0 Comentários