Mais de 100 serviços podem ser agendados pelo aplicativo Meu INSSA greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entrou nesta quinta-feira (18) no terceiro dia. Embora sustente que a paralisação dos servidores não impactou significativamente os serviços prestados à população, o órgão reforçou as orientações a quem precisar de determinados atendimentos.
Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil Segundo o instituto, mais de 100 serviços podem ser agendados por meio do site Meu INSS; pela plataforma de mesmo nome, que tem versão para celular (app) ou pela central de atendimento telefônico 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.O INSS também orienta os cidadãos que necessitarem de atendimento pericial para a obtenção do auxílio-doença a utilizarem o Atesmed, serviço de avaliação remota de documentos que o instituto implantou prometendo tornar a análise mais rápida e menos burocrática, dispensando a realização de perícia presencial.Nos casos de perícia médica já agendada para benefício por incapacidade temporária, o segurado pode pedir conversão de agendamento de perícia para o Atestmed. “Para os demais casos, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou Meu INSS”, orienta o instituto.
Os servidores do INSS entraram em greve na terça-feira (16), por tempo indeterminado.
Em Santo Antônio de Jesus gerente do INSS local, Marcio Cavalcante, informou que os atendimentos em na cidade permanecem ativos, no entanto, salientou que a adesão ao movimento deve acontecer à medida que as reivindicações não sejam atendidas pelo governo federal.
O gerente da agência do INSS em Santo Antônio de Jesus também detalhou as principais reivindicações da categoria, incluindo salários compatíveis com a complexidade das funções desempenhadas.
“Entre essas reivindicações, o INSS, os servidores do INSS, a categoria, está lutando pela reestruturação da carreira, ou seja, os servidores entendem que a nossa carreira precisa ser reestruturada para que possa atender, ter uma condição salarial que seja compatível com a complexidade das atividades dos servidores. Entre essa restituração, inclui o nível superior para o ingresso de técnico, atribuição exclusivas dos servidores, carreira típicas de estado. E com essa valorização do servidor, a gente vai conseguir também prestar um melhor serviço para a população, melhores condições de trabalho também. A gente também está tentando fazer com que o governo atenda alguns pedidos, porque só para dar um exemplo, Itajaí, a gente tem alguns acordos de greve, de greves anteriores, que não foram cumpridos pelo governo. E aí não nos resta outra alternativa, como trabalhadores, buscar a greve, que é um direito legítimo. Mas a greve vai continuar pelo país, mas em Santo Antônio de Jesus, no momento, o atendimento está restabelecido.”, afirmou Cavalcante.
Por Ana Almeida /
0 Comentários