Atualmente, há 14.983 doses próximas ao vencimento na Bahia Em uma medida emergencial para evitar o desperdício de imunizantes da nova vacina contra Covid-19, variante XBB, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) decidiu ampliar o público-alvo do imunizante com data de vencimento em 3 de julho. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (27), durante reunião com os secretários municipais da saúde e a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.Foto: reprodução Atualmente, há 14.983 doses próximas ao vencimento na Bahia, com os municípios de Teixeira de Freitas, Simões Filho e Guanambi registrando a maior quantidade de doses em estoque. Com a nova medida, pessoas a partir de 5 anos de idade, independentemente do histórico vacinal, poderão receber uma dose da vacina XBB, desde que respeitem o intervalo mínimo de três meses da dose mais recente.
Anteriormente, o imunizante estava disponível apenas para grupos prioritários, incluindo crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, e pessoas em situação de rua.
A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, ressaltou a importância de um esforço conjunto entre o Estado, municípios e a população para garantir que as doses não sejam desperdiçadas. “É necessário o esforço de todos para evitarmos possíveis desperdícios dos imunizantes. Por isso, peço à população que busque uma Unidade Básica de Saúde e vacine-se”, afirmou.
O novo imunizante é mais eficaz no combate à variante XBB.1.5, responsável atualmente pelo maior número de casos e internações no Brasil e no exterior.Por Lala Freitas /
0 Comentários