A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (4), a data de lançamento do programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023).
Segundo a entidade, o sistema será disponibilizado ao contribuinte a partir de 15 de março, mesma data do início da temporada de envio do documento.
A opção da declaração via pré-preenchida também estará habilitada. Entre as informações disponibilizadas estão: rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, que são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos.
Vale pontuar que o período da declaração segue até o dia 31 de maio de 2024. Na quarta (6), a Receita Federal divulgada, em coletiva, todas as novas regras deste ano.
Informe de Rendimentos do Imposto de Renda 2024
O prazo para as empresas enviarem aos funcionários o informe de rendimentos terminou no dia 29 de fevereiro. Bancos e corretoras de valores devem disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras dos seus clientes no mesmo prazo.
Normalmente, a Receita utiliza as informações para cruzar os dados e determinar quanto cada contribuinte pagou de imposto ao longo do ano passado.Por Fernanda Mamona /
0 Comentários