O complexo fabril da chinesa vai ser instalado no local onde funcionou a fábrica da também empresa automobilística Ford, que encerrou suas atividades no Brasil em 2021. O espaço foi vendido para o governo estadual em 2023.
A autorização foi dada através da alienação da área, que fica no polo petroquímico de Camaçari. A alienação de um bem consiste em passar, com ou sem remuneração, a propriedade para outra pessoa ou empresa. Neste caso, o investimento feito pela BYD para a instalação da fábrica foi de R$ 3 bilhões.
Antes da alienação, a BYD apresentou o projeto do empreendimento com demonstração de efeitos socioeconômicos.
De acordo com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), houve a publicidade do interesse da BYD e nenhuma outra empresa apresentou projeto efetivo econômico que pudesse demonstrar competitividade e necessidade de seleção,
Na Bahia, a BYD vai produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato.
Às 15h desta terça-feira (5), acontece a cerimônia que marcará o início das obras do complexo fabril da BYD, em Camaçari.Por Ana Almeida /
0 Comentários