A Bahia recebeu nesta quarta-feira (6) o primeiro lote de vacinas contra a gripe (Influenza). Cerca de 1,5 milhão de doses serão distribuídas para os 417 municípios baianos, priorizando os grupos mais vulneráveis à doença.
A campanha de vacinação ainda não tem data definida, mas a expectativa é que a imunização comece em breve. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) aguarda a chegada de mais doses do Ministério da Saúde para completar o esquema vacinal.
Segundo definição do Ministério da Saúde, o público-alvo é formado por crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
A coordenadora de Imunização da Sesab, Vânia Rebouças, explica que a campanha é importante para proteger a população contra a gripe, especialmente durante o período de inverno.
“Temos um público-alvo de mais de 5 milhões de pessoas. Ao longo da campanha, devemos receber as próximas remessas, mas ainda não temos um cronograma fechado”, explica.
Por Lala Freitas /
0 Comentários