Ticker

6/recent/ticker-posts

Bahia ocupa 12° lugar em cadastro nacional de furtos de bicicletas

Foto: Arisson Marinho

 A fim de auxiliar na recuperação de bicicletas roubadas no país, foi criado o Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas, prevenir que compradores e comerciantes comprem produtos roubados, identificar áreas de risco para ciclistas e prevenir roubos por meio da divulgação dos criminosos. O site, que não é ligado a nenhum órgão público, armazena as informações de acordo com o relato de ciclistas.

A Bahia ocupa a 12ª posição, com 68 ocorrências, entre furtos e roubos, correspondendo a 1,09% das ocorrências no país, já São Paulo lidera com 38,04% dos casos (2.380 registros), segundo informações do cadastro. No ranking das cidades, Salvador está na 21 posição, com 45 notificações (0,72%). No entanto, a capital paulista é a primeira da lista com 21,28% dos casos (1.331 registros).

Em março de 2021, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) lançou “Bike Segura”, com o objetivo de aumentar a segurança para os praticantes do pedal, aumentando as ações preventivas e ostensivas. O plano apresentado pelo subsecretário da SSP na ocasião, delegado Hélio Jorge, durante a gestão do atual secretário, Ricardo Mandarino, previa a criação de rotas exclusivos para ciclistas, com a supervisão policial e de setores da mobilidade urbana. Além de reforçar a segurança nas ciclovias e direcionar câmeras de videomonitoramento para essas áreas são algumas das ações do projeto, a criação de um canal no 190 para a comunicação imediata de roubos e furtos antes do registro de ocorrências, para o acionamento rápido de equipes, aumentando as chances de recuperação do bem.

Havia previsão de incluir a bicicleta, o que torna possível a análise estatística do furto, bem como a comunicação prévia dos eventos e competições para a Polícia Militar e o estudo de formas de identificação das bicicletas para facilitar a devolução dos bens em caso recuperação.Por  / 

 

 

 

Com informações do site Correios.


Postar um comentário

0 Comentários