Ticker

6/recent/ticker-posts

Irmandade da Boa Morte mantém tradição bissecular no Recôncavo baiano; conheça história

Festa da Boa Morte na Bahia — Foto: Jomar Lima/Divulgação

 A tradicional e bissecular Festa da Nossa Senhora da Boa Morte começa neste domingo (13), em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. A programação do evento, que é patrimônio imaterial do estado desde 2010, segue até o dia 17 de agosto.

O evento homenageia a Irmandade da Boa Morte, formada por mulheres negras, é uma confraria religiosa afrocatólica brasileira que, por muito tempo, foi responsável pela alforria de inúmeros negros escravizados. Atualmente, a missão social do grupo é voltada para a educação.

Considerado Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, a festa sempre acontece no período de 13 a 17 de agosto, mês dedicado à Nossa Senhora. A confraria religiosa afro-católica, na sua origem, foi responsável pela alforria de inúmeros escravos e é considerado um dos primeiros movimentos feministas, abolicionistas e afro-baiano.

No primeiro dia de festa, no domingo (13), às 18h30, ocorre o traslado da imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, saindo da Capela de Nossa Senhora D´Ajuda. Às 19h, inicia a Missa de Réquiem pelas irmãs falecidas, na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte. A Ceia Branca acontece na sede da Irmandade, a partir das 21h.

Na segunda-feira (14), às 19h, ocorre a Missa da Dormição de Nossa Senhora, na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte, seguida de uma procissão. Na terça-feira (15), às 6h, inicia a alvorada festiva. Às 10h, começa a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, na Igreja Matriz do Rosário. Em seguida, ocorre uma procissão e a posse da Comissão para o ano de 2024.

Ao meio-dia, terá valsa e samba de roda no Largo D´Ajuda. Às 13h, ocorre o almoço das Irmãs e no final da tarde, às 17h, outro samba de roda no Largo D´Ajuda.

No penúltimo dia da festa, na quarta-feira (16), será servido, às 18h, um cozido, seguido de samba de roda no Largo D´Ajuda. A festa é encerrada, na quinta-feira (17), com o tradicional caruru e samba de roda, no Largo D´Ajuda.

Desde este sábado (12) até o dia 19 de agosto estará aberta a Mostra Fotográfica “Irmandade da Boa Morte–1970”. As fotos serão expostas no Adro da Capela D’Ajuda. Também estão integradas com a Festa da Boa Morte a Feira de Artesanato da Bahia e a Feira de Empreendedorismo Negro.

Elas estarão na Praça Dr. Aristides Milton deste sábado até a segunda-feira (14), sempre das 14h às 20h.Por  / 


Postar um comentário

0 Comentários