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Petrobras reduz em R$ 0,13 o preço do litro da gasolina para as distribuidoras

Foto: reprodução

 A Petrobras divulgou hoje (15), em comunicado oficial, a redução de R$ 0,13 por litro no preço da gasolina vendida às distribuidoras de combustíveis. Essa queda representa uma diminuição de 4,66% e entrará em vigor a partir de amanhã, sexta-feira (16). Com essa alteração, o valor do litro da gasolina passará a ser de R$ 2,66.

É importante ressaltar que a gasolina vendida nos postos de combustível tem uma adição de 27% de etanol anidro. Portanto, a parcela referente ao preço estabelecido pela Petrobras no valor final do combustível comercializado nos postos será de R$ 1,94 por litro.

No entanto, a Petrobras ressalta que caso os demais participantes da cadeia do combustível, como distribuidoras e postos de gasolina, mantenham seus valores inalterados, o preço médio ao consumidor final poderá chegar a R$ 5,33 por litro. Essa estimativa é baseada na última pesquisa realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os consumidores aguardam agora para verificar se essa redução será refletida nas bombas dos postos de gasolina em todo o país. A expectativa é de que a medida contribua para aliviar o impacto dos preços dos combustíveis no bolso dos brasileiros, que enfrentam constantes oscilações nesse setor.

“Destaca-se que o valor efetivamente cobrado ao consumidor final no posto é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda”, diz a empresa em nota.

A redução no preço da gasolina anunciada pela Petrobras busca acompanhar as variações do mercado internacional do petróleo, levando em consideração a cotação do dólar e outros fatores relevantes para a formação de preços dos combustíveis. A empresa reforça seu compromisso em praticar uma política de preços alinhada com a realidade do mercado, visando à sustentabilidade do setor e à competitividade.

De acordo com o comunicado, “a redução do preço da Petrobras tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da companhia frente às principais alternativas de suprimento dos seus clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino em equilíbrio com os mercados nacional e internacional”. Por  / 

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