A Coelba deu início à inserção dos nomes de 5,1 milhões de clientes no Cadastro Positivo. O registro funciona como uma espécie de indicador com informações financeiras que possam ser acessadas pelo governo e por instituições financeiras, dando uma nota ao consumidor, que pode ser pessoa física ou jurídica (empresa), formando o Score de Crédito.
Instituído pela Lei Nº 12.414/2011 e regulamentado por meio do Decreto 9.936/2019, o Cadastro Positivo tem uma série de benefícios. A partir da análise individual pelas instituições financeiras, os juros e prazos para empréstimos e financiamentos poderão variar de acordo com o histórico de pagamento de cada cliente, considerando o seu respectivo risco de crédito.
As informações dos clientes listados no Cadastro Positivo são tratadas de maneira sigilosa. O vazamento delas pelas instituições bancárias pode configurar crime conforme a Lei Complementar Nº 105 (Lei do Sigilo Bancário). O Score de Crédito é formado por dados financeiros e de pagamentos relacionados às operações de crédito tais como empréstimos, financiamentos pessoais e crediários e contas como água, luz e telecomunicações.
ASCOM
0 Comentários