Uma internauta do Blog do Valente procurou nossa redação para alertar a população e autoridades sobre a alta no número de casos de dengue em seu bairro. Residente da Rua Antônio Mendes, no bairro São Benedito, em Santo Antônio de Jesus, a internauta disse que diversos moradores da sua rua foram infectados pelo vírus recentemente.No Brasil, os casos de dengue aumentaram em mais de 50% de janeiro até março de 2023, em comparação com o mesmo período no ano passado. Os números da chikungunya também não dos melhores. Segundo o Ministério da Saúde, 53 mil casos prováveis foram registrados este ano. A taxa representa um aumento de 98% em relação ao número de casos no mesmo período de 2022.
A internauta denunciou também ao Blog do Valente que levou um exame de sua mãe, confirmando a contaminação pelo vírus, à Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus, mas não obteve nenhum retorno do órgão. O Blog do Valente tenta contato com a secretaria para esclarecimentos.
O Ministério da Saúde tem se preocupado com esses dados e já vê situação de epidemia em alguns estados do país. De acordo com o órgão, há uma tendência para os próximos dias de crescimento de transmissão dessas duas doenças, que têm em comum o fato de serem causadas por vírus transmitidos por um mosquito, no caso o Aedes aegypti.No caso da zika, que também é uma arbovirose transmitida pelo mosquito, a pasta também observou um aumento da incidência dos casos prováveis em alguns estados, mas sem ocorrência de óbitos – diferentemente da dengue e da chikungunya.Por Lala Freitas /
O mais recente boletim epidemiológico do governo federal aponta o seguinte aumento no total de casos até a semana epidemiológica 11, que se encerrou no dia 18 de março, na comparação com o mesmo período do ano passado:
– Dengue – com 404.485 casos prováveis, aumento foi de 53%. 117 óbitos também já foram registrados;
– Chikungunya – com 53.996 casos prováveis, aumento foi de 98%. 6 óbitos também já foram registrados;
– Zika – com 1.625 casos prováveis, aumento foi de 124%. Óbitos não foram registrados este ano.
0 Comentários